domingo, 22 de julho de 2012

O Blog


Blog: O que, Como e Por quê?


Sempre tive desejo de ter um blog; mesmo que não conhecesse qual o real significado de ter um blog. Criei este espaço na gigante “blogosfera” com intenção de compartilhar o que bem quiser se assim me sentir bem em compartilhar. Sabendo que em alguns posts poderei opnar certo, ou ser infeliz e acabar errando em algum conceito. No fundo isto me agrada; acredito que partilhar pensamentos, sentimentos e atos; faz parte da conquista de uma melhor qualidade de vida, sim qualidade de vida; me refiro a esta palavra pois resume todas as áreas de nossa vida. Sei que não sou e nunca serei perfeito, mas se pelo menos uma pessoa fizer um comentário concordando ou discordando do que expresso; irá me ajudar a ser mais humano.  Aprendendo em dobro, tanto com os acertos quanto com os erros.
E é justamente dessa forma que dou início aos posts. Há uns minutos atrás estava me perguntado: “Por onde começar?”, então tive a ideia: “Que tal começar escrevendo sobre onde se escreve e o por que de escrever.”
Segundo o wikipédia: “Um blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.”
Ok! Sobre a  ordem cronológica prefiro que a postagem atual seja a primeira página a ser vista, isto deixa o blog com “cheiro novo no ar”. Quando acesso algum blog e vejo que a postagem é de “mil novecentos e guaraná com rolha” tenho uma sensação de vazio cronológico, apesar que informação quando de qualidade sempre será transmitida. 
Com relação a temática terei vários assuntos e meu objetivo é organizar os posts em páginas de generos correspondentes. Sou o tipo de pessoa que se permite ter várias experiências na vida, meu pai me deu o nome de Leonardo em homenagem ao gênio Leonardo da Vinci; não! eu não sou um gênio, mas me inspiro no desejo de conhecer as coisas como Da Vinci. Terei muito assunto pra compartilhar.

Seguindo o Wiki: “Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.” 
Acredito que vai funcionar pra mim aqui! Blogs apresentam uma melhor perspectiva de adquirir e transmitir conhecimento do que qualquer rede social existente na internet. Este aqui será um diário, livro, tutorial ou manual; tudo dependerá do genero da página em que o post for publicado. Sobre os comentários é não tenho restrição alguma, somente não gostaría de receber ofensas. A boa crítica é a construtiva que te apresenta vários angulos diferentes de um ponto. E é através dela que aprendemos com reflexões dos erros e acertos.

Os blogs  com sufixo "blogspot.com" são da Blogger; uma ferramenta de Internet que ajuda você a publicar e atualizar seu blog a todo instante, de qualquer lugar do planeta, sem complicação ou programação. Existem outros tipos de blogs o qual você pode se aprofundar mais na programação para personalizar e deixá lo exatamente como quiser no caso um exemplo seria o wordpress. Apesar de programar, minha preferência foi por algo mais simples pois não é sempre que o tempo esta ao meu favor.

No dia 10 de setembro de  1999 ( 2 anos depois de surgir o termo blog por Jorn Barger); Brad L. Graham fez uma piadinha usando a descritiva "BLOGOSFERA" para referenciar a grande massa de blogs espalhados pela web ainda mais que os bloggers seguiam uns aos outros na leitura de suas postagens. Essa ação recíprocra tornou o conjunto de todos os blogs em uma malha de informação com força global. Existem outros nomes para rede mundial de blogs que são alguns deles:  "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguniverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".

Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere. No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog; por causa da semelhança da data 31.08 com a palavra blog.
Existem blogs empresariais com postagens aos seus consumidores, investidores e afins. Outros blogs relatam a experiência profissinal do blogger em suas mais diversas áreas do mercado de trabalho. Também há blogs para compartilhar conhecimentos, curiosidades, pesquisas, estudos, piadas, sentimentos pessoais, textos, poemas e poesias. O importante ao criar um blog é que o mesmo faça sentido ao seu criador. Através de postagens pela: escrita, imagem, som e/ou vídeo; tornando se um compartilhador de informação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário