Variáveis
Quando declarar uma variavel deve
começar somente por: letras, _ ou $; lembrando que java é
CaseSensitive, ou seja, diferencia as letras maiúsculas das letras
minúsculas. Já que estamos falando de nomear as variaveis, o java
adota uma convenção de codigo que prega: Variaveis começam com
letras minusculas, mas se forem nomes compostos; a segunda palavra
começa com letra maiúscula. EX: int dataNascimento
Para inicializar as variaves no java
utilizamos o operador de atibuição “ = ”; ex: idade=15;
É possível fazer a declaração e
atribuição ao mesmo tempo => int idade=15;
Vale lembrar que o java não inicializa
as variáveis automaticamente.
Tipos primitivos são:
| Tipo primitivo | Tamanho | Obs |
| boolean | 1 byte | Só aceita valores true e false |
| byte | 1 byte | |
| short | 2 bytes | |
| char | 2 bytes | Só aceita valores positivos |
| int | 4 bytes | |
| float | 4 bytes | Aceita valores decimais |
| long | 8 bytes | |
| double | 8 bytes | Aceita valores decimais |
O tamanho indica o que o tipo consegue
representar em uma certa faixa de valores.
Operadores Aritiméticos são:
| Operador | Descrição |
| + | Soma |
| - | Subtração |
| * | Multiplicação |
| / | Divisão |
| % | Modulo (resto da divisão) |
Operadores de Comparação:
| Operador | Descrição |
| == |
Igual |
| != | Diferente |
| < | Menor que |
| > | Maior que |
| <= | Menor igual a |
| >= | Maior igual |
Operadores Lógicos:
| Operador | Descrição |
| ! | negação |
| || | OU |
| && | E |
Outros operadores:
| Operador | Descrição |
| ++ | Incremento |
| - - | Decremento |
| += | Soma com valor e atribui a própria variavel |
| -= | Subtrai com valor e atribui a própria variavel |
| *= | Multiplica com valor e atribui a própria variavel |
| /= | Divide com valor e atribui a própria variavel |
Muitos destes operadores serão
utilizados juntamente às estruturas de controle, seja para:
validar
se uma pessoa é maior de idade => se (idade >=18),
ou quem
sabe para incrementrar um contador => para x de x=1 até x <=
100 onde x++,
ou também para comparações => se (var1 == var2)
entre tantas outras senvertias. Espero ter ajudado alguém além de
mim mesmo.
No próximo post vou falar um pouco sobre o Casting explícito, implícito e também de algo interessnate que alguns chamamd e "derramamento de memória".
Nenhum comentário:
Postar um comentário