segunda-feira, 30 de julho de 2012

Instalando JDK no Windows 7 e Ubuntu 12.04

   Neste post será apresentado uma parte da configuração do ambiente de desenvolvimento. Com a instalção do JDK para Windows 7 e para Linux - Ubuntu 12.04. 

   Antes de começar a escrever o mais simples código se faz necessária a instalação de alguns componentes do ambiente de desenvolvimento para Java SE. Então devemos começar por fazer download do Kit de desenvolvimento o JDK apresentado no post anterior; este kit contém ferramentas e bibliotecas para compilar e executar as linhas de código da aplicação. Você encontrará facilmente o JDK no site da Oracle através do link abaixo.

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html 

   Procure a versão apropriada para o Sistema Operacional do PC onde será feita a instalação. Até o momento desta postagem a versão baixada foi a jdk-7u3-windows-i586 
para Windows 7 32Bit. 


JDK no Windows 7 32 Bit:



   Após salvar o arquivo, execute-o para início da instalação;
Clique em (Avançar ou Next) até apresentar a parte de configurações de diretório, ou seja, onde ficará instalado o JDK no disco rígido. Para facilitar o entendimento da instalação vou mudar o endereço da instalação para: “C:\ jdk1.7.0_03”. Note que se você está instalando uma versão mais recente que esta o seu diretório possivelmente estará com outro nome Ex: ”C:\jdk1.7.6”, mas isto não mudará a nossa linha de raciocínio. 
Feito esta mudança basta clicar em (Avançar ou Next) até o processo finalizar. 
Obs: Quando clicar para avançar nas telas de configuração da instalação; uma dessas telas será apresentada uma opção de marcar ou desmarcar alguns elementos do kit de desenvolvimento, não desmarque nenhuma dessas opções. 

   Com a instalação concluída devemos configurar o Path, ou seja, fazer um reconhecimento da localização do diretório onde instalamos o JDK viabilizando o processo de compilação e execução de qualquer aplicação em qualquer diretório que se esteja “navegando” pelo MS-DOS. Para isto deve se seguir os seguintes passos:

    Painel de Controle > Sistema > Configurações Avançadas do Sistema > Clicar no Botão: Variáveis de ambiente. 

   Na janela de configuração de Variáveis de Ambiente existem duas partes: Variáveis de Usuário para FULANO e Variáveis do Sistema. Interessa-nos as Variáveis do Sistema; clique em “Novo” para adicionar uma variável. Em seguida escreva no nome da variável: JAVA_HOME E no valor da variável escreva o diretório onde instalou o JDK: C:\jdk1.7.0_03 Clique em OK. 

   Agora vamos para a segunda parte da configuração do Path. Procure uma variável já existente cujo nome é Path; selecione –a e clique em editar; Atenção não apague o que já está escrito nos valores da variável, apenas adicione %JAVA_HOME%\bin no final da linha. 

Exemplo de como ficaria: ...C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 5.5\bin;%JAVA_HOME%\bin 

   Observe bem o ponto-vírgula antes do % ele deve existir, caso não tenha acrescente –o, pois é o “;” que separa os valores presentes neste campo. É interessante reiniciar a máquina. 
Uma maneira simples de checar se obteve êxito na instalação é: 

   Menu iniciar > aonde está escrito: pesquisar programas e arquivos, digite: cmd > tecle ENTER. Vai abrir uma janela do MS-DOS; digite java em seguida ENTER; serão apresentadas as instruções relacionadas ao java. Logo após digite: javac em seguida de outro ENTER; serão apresentadas as instruções de opções relacionadas ao javac. Se em algum dos casos não for apresentado às instruções de opções, ou apresentar uma mensagem “... não é reconhecido como um comando interno ou externo...”; deve se então conferir os nomes das variáveis de ambiente e seus respectivos valores. 



JDK no Ubuntu 12.04:




   Uma maneira interessante de instalar o JDK no Ubuntu 12.04 é usar PPAs de terceiros.
Abrindo um terminal: Ctrl + Alt + t
Antes de qualquer comando verifique se a versão OpenJDK está instalada, caso esteja instalada usaremos o comando: 

sudo apt-get purge openjdk* 

   Logo após, digite os seguintes comandos respectivamente aguardando a finalização de cada operação para implicar o próximo no terminal: 

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install oracle-java7-installer 

   Lembre se que é necessário ser usuário root, por isso após o primeiro comando solicitado será necessário digitar a senha do usuário root. 
Ao término da instalação podemos testar a instalação digitando: java e também javac; como foi feito na explicação do windows. Será apresentada as instruções das opções dos comandos. Não é preciso configurar o path no linux, no processo de isntalção isto é feito automaticamente. 

OK! Tendo instalado o JDK corretamente podemos inciar as codificações, mas fica para um próximo post com simples exemplos; porque depois escreverei sobre a instalção de duas IDEs (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) o Eclipse e o NetBeans que auxiliará muito no desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário