quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Compilando e Executando um primeiro exemplo e instalação do IDE Eclipse

   Antes de instalar a IDE eclipse gostaria de demonstrar uma maneira simples de compilar e executar uma primeiro simples exemplo que muitos o conhecem como Hello World. É o exemplo mais básico pra quem ainda não conhece a linguagem.
  Certo! Em um simples editor de texto pode ser o bloco de notas do Windows e o gedit do Ubuntu, tente digitar estas linhas de código abaixo; observe os espaçamentos e tente seguir este mesmo padrão.

public class HelloWorld

{

   /**
    *  @author fulano
    */

   public static void main(String[] args)

   {

       System.out.println(“Hello World!!!”);

   } // fim do método main

}  // fim da classe HelloWorld



   OK! basta salvar o arquivo com o nome de HelloWorld.java

   Acesse o CMD ou Terminal, vá até o diretório onde está salvo o pequeno exemplo; em seguida devemos compilar este arquivo HelloWorld.java para que gere o seu Bytecode para execução do programa. Para isso usaremos o comando javac que faz a chamada ao compilador, desta maneira:  javac HelloWorld.java

   Após uma pequena espera a linha de comando fica disponível novamente. Se o arquivo estiver código igual ao do post, você não terá problemas, mas caso ocorra alguma mensagem na tela, abra seu arquivo HelloWorld.java e verifique se está tudo certo na escrita.
   Depois de compilar o arquivo você pode estar pensando: “Cadê o Bytecode?”; Observe a pasta onde está gravado o arquivo HelloWorld.java agora existe um arquivo chamado HelloWorld.class e este é o Bytecode. Para executarmos basta chamar o java com o nome do arquivo:

java HelloWorld

   Se tudo ocorreu bem na compilação e foi gerado o Bytecode na sua tela de comando será apresentada a mensagem:

Hello World!!!



Confira o exemplo na figura.
 Em outros post falarei mais sobre como este código funciona linha por linha, mas agora vou terminar a configuração do ambiente básico de trabalho instalando a IDE eclipse.

 Instalando a IDE Eclipse:

  

   Eclipse é um ambiente de desenvolvimento open source, ou seja, código aberto ou em outras palavras uma plataforma gratuita para estar desenvolvendo os programas. É uma das IDEs mais utilizadas no mercado mundial  e embora tenha  se iniciado com propósito de desenvolvimento de projetos java sua utilização de faz presente em projetos que utilizam outras linguagens como PHP, C++, Python entre outras.

 O eclipse é facilmente encontrado para download em seu site oficial: www.eclipse.org/downloads/

   No princípio a versão clássica é suficiente. Note que o site do eclipse oferece a IDE para diversas plataformas; basta escolher a versão adequada para a plataforma onde será feita a instalação.

No Windows 7 32Bit:

   Após o download note que o arquivo está compactado ex: “eclipse-SDK-4.2-win32.zip”. Apenas descompacte o arquivo no diretório de escolha; ex: “C:\eclipse”. Procure um arquivo chamado “eclipse.exe” este é o arquivo de execução para iniciar o uso da IDE.


No Ubuntu 12.04 32Bit:

   Após  o download note que o arquivo esta compactado ex: “eclipse-SDK-4.2-linux-gtk.tar.gz” . Descompacte o arquivo usando o seguinte comando no terminal:
Vá até o diretório onde está o arquivo compactado; e depois digite:

tar –vzxf nomedoarquivo.tar.gz

   Após descompactar feche o terminal e mova a pasta eclipe que fora descompactada para um local desejado, dentro do diretório há um arquivo chamado executável chamado eclipe.

Execute o eclipse.

Em ambos os casos será solicitado que você indique o endereço para a pasta WORKSPACE; está pasta guarda todos os projetos de aplicações produzidas no eclipse; pode se alterar ou manter o padrão.

Vamos dar início ao primeiro projeto:

 File > New > Java Project

   Uma tela será apresentada para pré definições do projeto, por enquanto precisamos apenas de preencher o campo Project name com um nome; por exemplo: Teste

Click em finish para finalizar. OK! cada desenvolvedor gosta de configurar as posições de suas diversas abas de opções. Por enquanto vamos procurar a aba Package.

   Procure uma pasta com o nome dado ao seu projeto, clique na pequena seta a esquerda da pasta visualizando assim os demais diretórios que compõe o projeto. Clique com o botão direito do mouse, escolha opção New e depois Class.

   Será apresentada uma janela para pré definição da classe (Teremos um post explicando essa classe); Digite a palavra OlaMundo no campo Name para definir o nome da classe. Logo após confira se a opção public static void main(String[] args) está selecionada, se não estiver, então selecione e finalize clicando no botão Finish.

   Automaticamente será apresentado um código escrito referente a classe que criamos com as pré definições estabelecidas. Abaixo da linha public static void main (String[] args) {  Adicione as seguintes palavras: System.out.println(“Ola Mundo !!!”);

Vai ficar assim:

Public static void main(String[] args){

System.out.println(“Ola Mundo”);

   Não se esqueça do ponto-e-vírgula no final da linha adicionada. Ok! Ctrl + s (salva as mudanças feitas no código) confirme a escrita e salve o arquivo. Agora podemos executar diretamente da IDE sem a necessidade de ficar digitando toda ora javac e java....  basta salvar o arquivo e executar clicando em Run na barra de menu, escolhendo a opção:
Run as >  Java  Application.
Será aberta uma aba chamada Console e nela apresentado a mensagem: Ola Mundo !!!, que fora a linha que acrescentamos no código do pequeno programa. Procure alterar o que está escrito, salve e execute novamente a aplicação. No próximo post falarei como este código funciona e tentar mostrar de uma maneira rápida um estudo feito dessas primeiras instruções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário