segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Explicando o HelloWorld


Neste post irei explicar as linha de código do exemplo anterior e explicar algumas outras definições envolvendo a linguagem Java:




Antes de falar sobre ela gostaría de lhes dizer que como em qualquer outra linguagem o java também possui palavras-chave; são as palavras reconhecidas pela JVM para interpretação de alguns processos específicos.





Sendo assim temos na primeira linha:

public class HelloWorld

public é uma palavra-chave representa um modificador de acesso, neste caso público(para todos); vou escrever mais sobre estes modificadores de acesso em outro post.
class é uma palavra-chave que significa classe e representa a mesma.
HelloWorld é o nome da classe. Ou seja, estamos declarando uma classe que terá o nome HelloWorld e será pública.


{

Está “{“ Chaves representa o início do bloco de código; neste caso a classe HelloWorld. As fecha - chaves “}” representam o fim do bloco de código.

/**
* @author fulano
*/
Este pedaço de código é um comentário, não será reconhecido como código ativo pelo interpretador, neste caso detalha o nome do autor da aplicação o desenvolvedor Fulano. Existem vários tipos de comentários:
// comentário de uma linha;
/* */ comentário de múltiplas linhas;
/** */ comentário para documentação no javadoc (veremos mais sobre o javadoc outro dia).
public static void main(String[] args)

Está linha representa a declaração de um método muito conhecido como método main; onde se dá o início de toda a aplicação. Toda Aplicação desenvolvida em java tem que iniciar atraves do main. Perceba a palavra public dizendo que este método é publico.

{
Está abre-chaves representa o início do bloco de código referente ao método main; perceba que este método está dentro da classe HelloWorld, pois o bloco de código da classe ainda não foi fechado com uma “}”.

System.out.println(“Hello World!!!”);
Nesta parte é feita a chamada o método println (Pow! Mas não está escrito System.out.println?!?); Sim, mais pra frente você que está começando a aprender java entenderá que o método println pertence a uma classe chamada System. Este método é responsável por printar na tela a mensagem que é passada dentro dos parênteses, e entre aspas duplas: “Hello World!!!” . O nome é uma abreviação de Print new line (printar em uma nova linha), println.

}// fim do método main
Aqui temos um fecha-chaves represnetando o fim do bloco de código do método main. Logo após temos um exemplo de comentário de uma linha notificando que esta fecha-chaves é referente ao main.

}// fim da classe HelloWorld
Fecha-chaves represnetando o final bloco de código da classe HelloWorld e um comentário de uma linha dizendo que este fecha chaves é referente a classe HelloWorld.

Ok! Bom agora note o ponto-vígula ";" após a instrução de chamada do método println. Este é o operador que significa: final de uma instrução. Sempre que terminar uma instrução deve-se colocar o ponto-vírgula, se não o código nem compila, pois a JVM não saberá quando termina uma instrução para iniciar outra. A parte que representa o início da classe HelloWorld e também a que representa o início do método main são declarações que devem ter “{“ e “}” (abre e fecha chaves) e não o ponto-vírgula. Essas declarações são ditas assinaturas de classe e assinatura de método.
System.out.println(“Hello World!!!”); está dentro do método main. Se uma outra instrução dentro do corpo deste método main, teríamos que separá la por ponto-vírgula:
Se houvesse um outro println como:

public static void main(String[] args)
{
System.out.println(“Hello World!!!”);
System.out.println(“Tchau”);
}

Não se preocupe com conceito de classes e métodos, este assunto merece um post separado.

Até o pŕoximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário